Codesaima usa sua experiência em programas habitacionais do Estado

 

30/12/2021

 

 

Escrito por: Marco Aurélio Rodrigues/Comunicação-Codesaima

 

 

O governador, Denarium, a presidente da Codesaima, Izabela Matias  e beneficiários do "Morar Melhor". Foto/ Secom

 

 

 

 

 

A experiência da Codesaima em questões habitacionais está sendo importante para o sucesso de programas do Governo do Estado. A Empresa responsável pela construção de 23 conjuntos residenciais a partir de 1979 integra o programa “Aqui Tem Dono”, que tem como foco regularizar justamente esses empreendimentos.

 

Desde setembro passado, o trabalho coordenado pela presidente, Izabela Matias, e o diretor de Habitação Rodrigo Ávila possibilitou que o governador, Antônio Denarium, entregasse cerca de 150 outorgas para mutuários que aguardavam há décadas pela solução desse problema. O documento garante a transferência definitiva da residência, que ainda constava no nome da Codesaima, para o morador. 

 

O conjunto Cabos e Soldados, no bairro Caranã, possui 150 casas e todos os moradores foram notificados, resultando na entrega de 90 outorgas; no Mecejana, com 216 moradias, foram emitidos 65 documentos e 24 baixas de hipotecas; nos conjuntos Pricumã l e ll, com 448 residências, 131 mutuários iniciaram o processo e os certificados estão em confecção. Os conjuntos Boa Vista l e ll, no bairro São Vicente, têm 144 casas. As famílias foram notificadas e ainda acontece o recebimento de informações delas.

 

Morar Melhor -  Outro programa que conta com a expertise da Empresa na construção de imóveis é o “Morar Melhor”, que fará reformas em casas de moradores de baixa renda. Ele é coordenado pelo diretor Rodrigo Ávila, que possui experiência em atendimento à população carente até fora do país, em programas da ONU (Organização das Nações Unidas), na África. Ávila  é o atual presidente do CAU/RR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima).

 

Essas credenciais qualificam o diretor a implementar a ação que deve atingir uma grande parte da população que necessita de pequenas e médias reformas para melhorar a qualidade de vida de suas famílias.

 

O programa começa com equipes da Codesiama visitando os bairros e cadastrando os moradores. Essa é a fase social da ação, onde é feita a análise da família e aplicados os critérios de seleção dos beneficiados. Serão priorizadas aquelas que tenham a mulher como principal representante e também é considerada a presença de crianças, idosos e portadores de necessidades especiais.

 

Há um sistema de pontuação que classifica os primeiros a serem atendidos. Quesitos como idade, condição financeira, situação da moradia, entre outros, agregam pontos e vão determinando a posição da família na lista de espera.

 

Passada essa fase, vem a avaliação técnica feita por engenheiros e arquitetos voluntários que integram o programa e, em seguida, empresas credenciadas iniciam as obras.

 

Inicialmente, 16 empresários da construção civil se habilitaram para atuarem no programa, através do cumprimento de Edital.

 

A decisão de trabalhar com o maior número de empresas permite que a ação atue em vários bairros ao mesmo tempo e que as famílias não esperem tanto pelo benefício.

 

A estimativa é que 1.000 famílias por mês se beneficiem dessa ação do Governo de Roraima, através da Codesaima.