o presidente Anastase foi nomeado conselheiro

O presidente da CODESAIMA, Anastase Vaptistis Papoortzis foi nomeado 2° Conselheiro do Conselho Fiscal da Diretoria da Associação Brasileira das COHABs e Agentes Públicos de Habitação e Membro da Diretoria Nacional de Habitação.

Ele participou da chapa vencedora do pleito que escolheu a nova Diretoria do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, ocorrido em São Paulo (SP), na última sexta-feira, 14.

A votação fez parte da programação do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano realizado na Capital paulista, nos dias 13 e 14, que contou com a participação de secretários de habitação e representantes de instituições de todo o Brasil, do Secretário Nacional de Habitação, Celso Toshito Matsuda e do governador de São Paulo, João Dória Jr.

Anastase conta que inicialmente não fazia parte dos integrantes da chapa, mas em contato com os outros participantes, mostrou a importância de Roraima participar de entidades que debatem e propõem decisões neste setor tão sensível para a sociedade brasileira.

Com experiência em Direito Tributário, integrará o Conselho Fiscal que terá como presidente Pablo Thiago Lins Cruz da CEAB/RN (Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Rio Grande do Norte) e 1º Conselheiro Mauro Kugler da COHAB/CT (Companhia de Habitação de Curitiba).

A importância de estar inserido na entidade foi destacada pelo presidente. “Nunca tivemos voz nessas questões e agora teremos acesso a todo conhecimento e contato com técnicos que apresentam propostas inovadoras para esta área”, disse.

Apesar do Estado não possuir uma secretaria específica de Habitação, a CODESAIMA já atua neste setor desde a sua fundação, em 1979. A Empresa possui o cadastro de pessoas que aguardam a realização e programas habitacionais e atualmente participa da parceria com a Caixa Econômica Federal na gestão do programa Minha Casa Minha Vida. O último projeto habitacional no Estado foi o Vila Jardim, concluído em 2015.

Trazer a experiência de outros estados para Roraima é fundamental para avançar em novos empreendimentos que atendam a urgência da população por moradias. Com este intuito, Anastase quer aproveitar a sua participação na Diretoria Nacional de Habitação.

No Fórum fez contatos com autoridades que buscam resolver demandas bem maiores que a de Roraima, como o Secretário de Estado das Cidades do Rio de Janeiro, Juarez Fialho e  Matheus  Oliveira, do Distrito Federal. Também destacou o trabalho de Alfeu Garbin, Consultor da ABC, que apresentou a palestra “Operações com recursos do FGTS com a participação das COHABS, Agências, Estados e Municípios.